Ações e Propostas que estamos desenvolvendo!

Ambiental

Proteção das Áreas de Preservação Ambiental

Um dos pontos de grande atratividade do residencial Jurerê Internacional é a exuberância das suas áreas verdes de preservação permanente.

Uma das áreas que mais são impactadas, principalmente no veraneio, é a faixa da restinga. A abertura de acessos secundários ao longo da restinga faz com que a área de dunas seja alterada por pisoteio.

Em razão da importância da preservação da área de restinga na praia de JI, a AJIN está interagindo com a PMF – Floram, para obtenção de suporte técnico e de fiscalização, para que a área possa ser preservada.

Um dos objetivos será reforçar o sistema de proteção de isolamento das áreas de maior circulação e concentração de pessoas.


Comunicação

Novos canais de comunicação com Associados e Moradores

O lançamento do aplicativo AJINApp é um marco fundamental na aproximação cada vez maior da AJIN com seus associados e demais membros da comunidade de Jurerê Internacional.

Outros canais de comunicação e suporte já foram implementados e estão a pleno vapor... além dos tradicionais escritório, telefone e e-mail, a AJIN está presente também on-line, por meio do seu site e grupo de discussão via e-mail, nas redes sociais via página no Facebook e Ouvidoria, que agora tem versão mobile no AJINApp!


Drenagem

Melhorias e manutenção do Sistema de Drenagem

Várias medidas estão sendo discutidas e implementadas para solucionar e mitigar o problema de colapso do sistema de drenagem de Jurerê Internacional em decorrência de grandes precipitações de chuvas na região.

A AJIN também está interagindo com a PMF, principalmente, com a próxima gestão do poder Público Municipal para implantar bocas de lobo em alguns pontos considerados críticos, nos entroncamentos de avenidas e ruas para melhorar o escoamento das águas das chuvas, como Rua dos Meros com Avenida dos Salmões e Rua dos Tucunarés com Rua das Carapitingas.

No entroncamento da Rua das Tibiras com a Avenida dos Dourados já foram construídas duas bocas de lobo, local em que está sendo recuperado o trecho do canal central da Avenida pela PMF.


Espaços Públicos

Uso dos espaços públicos e privados do residencial

A AJIN está interagindo com os Órgãos Públicos e entidades privadas no sentido de defender o uso correto dos espaços públicos e privados do residencial.

Além da abertura da Ação Civil Pública que questiona o funcionamento, os incômodos à vizinhança e o uso de espaços públicos pelos ditos “beach clubs”, também continuará atuando no combate à realização de eventos irregulares - festas clandestinas - em residências particulares.


Open Shopping

Reforma do Calçadão do Open Shopping

Desde abril de 2015, atendendo solicitação da maioria dos síndicos dos prédios que compõem o calçadão, a AJIN está empenhada na busca de um projeto de revitalização deste importante espaço de lazer do residencial.

A Associação contratou os trabalhos de perícia técnica de engenharia civil que levantou as principais patologias do calçadão. Com base no Relatório de Inspeção Urbana apresentado, os administradores dos condomínios poderão discutir as sugestões e orientações para sanar os problemas levantados com todos os condôminos.

Este serviço foi custeado pelos próprios condomínios. Paralelamente, a AJIN está interagindo com a Habitasul, que se propôs a apresentar projeto arquitetônico para o espaço, com base nas premissas básicas elaboradas pelos representantes legais dos condomínios.


Plano Diretor

Projeto Orla e o novo Plano Diretor de Florianópolis

A AJIN está participando ativamente da construção e implantação do Projeto Orla e do novo Plano Diretor de Florianópolis, com foco no Norte da Ilha, marcando presença nas audiências e buscando manter o limite de gabarito existente.

Na reunião técnica do Núcleo Distrital, a Associação apresentou várias questões, sintetizadas nos seguintes pontos:
a) manutenção do gabarito atual das edificações de Jurerê Internacional;
b) residências unifamiliares com altura máxima de 2 (dois) pavimentos;
c) prédios com altura máxima de 4 (quatro) pavimentos nas áreas onde tais edificações são permitidas;
d) não estender a Avenida das Algas até a SC-400;
e) transformar as Áreas de Urbanização Especial em Áreas sujeitas a Estudo Ambiental;
f) transformar a Área compreendida entre o 21º BPM até a entrada principal do residencial em Área de Estudo Ambiental; e,
g) manutenção da predominância das restrições previstas nas inscrições imobiliárias dos imóveis de Jurerê Internacional evitando-se controvérsias futuras sobre o assunto.


Saneamento

Complementação da Rede de Saneamento Básico

O nosso residencial ainda não possui rede de captação de esgoto em toda a sua área. O sistema implantado requer a existência de fossa séptica em cada unidade o que demanda atenção especial no seu esvaziamento periódico por parte do proprietário.

A AJIN está interagindo com a PMF e com a SAE-Habitasul para equacionar estes problemas com a maior brevidade possível. Já solicitamos, em reunião conjunta com a Habitasul, a substituição de todas as caixas de inspeção ao longo do Passeio dos Namorados, objetivando evitar extravasamentos de esgoto por entupimentos na rede, que possam atingir a praia e comprometer a sua balneabilidade.


Segurança

Sistema de Monitoramento Eletrônico e de Segurança

O sistema de monitoramento eletrônico está passando por atualização que permitirá a sua expansão na cobertura das vias públicas do residencial e na implementação de novas ferramentas de gerenciamento de última geração em sistema de segurança.

Prevê-se que as melhorias serão implementadas nos próximos meses. Parte dos equipamentos necessários já foram adquiridos pela AJIN junto à empresa DELL Inc. Computadores, em parceria com a Intelbras.


Sistema Viário

Melhorias e recuperação do Sistema Viário

Propor novas melhorias e recuperação do sistema viário do residencial são necessárias. Desde o segundo semestre de 2015 foram substituídas placas de sinalização de trânsito nas principais avenidas.

A AJIN está pleiteando junto à PMF a continuidade das ações nas demais vias. Atualmente em algumas avenidas há necessidade de recapeamento do pavimento de asfalto.


Urbanização

O futuro da urbanização de JI e comunidades vizinhas

Promover debates sobre o futuro da urbanização de Jurerê Internacional e Comunidades vizinhas – Seminários de Arquitetura e Urbanismo. Ao longo da atual gestão, a AJIN estará promovendo debates com profissionais de arquitetura e urbanismo sobre o futuro de Jurerê Internacional, para discutir constantes melhorias e adequações no ambiente urbano com objetivo da manutenção, ao longo dos anos, da qualidade de vida como um dos pontos de destaque do residencial.


Leia, informe-se e envie suas sugestões ou comentários, eles são sempre bem-vindos...

Enviar Sugestão

Instale o AJIN App em seu smartphone!

Disponível nas plataformas Apple/iOS e Android